sábado, 21 de setembro de 2013

Receita Federal criar a Consulta vinculante

A nova Instrução normativa da Receita Federal, cria o sistema de consulta vinculante, parecido com o sistema de súmulas vinculantes do Judiciário.

Pela Instrução Normativa, as soluções de Consulta feitas pela COSIT e de divergência, diante de entendimentos diversos existentes na Receita Federal, terá efeito vinculante a toda a estrutura da Receita Federal, têm efeito vinculante.

O que é de certa forma bom para os contribuintes, pois com a vinculação a consulta o tema já decidido não poderá ser interpretado de forma diferente a interpretação dada pela Consulta Vinculante, trazendo uma relativa segurança jurídica.

A segurança jurídica é relativa, pois apesar de facilitar aos contribuintes conhecerem o entendimento administrativo-jurídico da Receita Federal, aludido entendimento poderá ser modificado pela COSIT em outra consulta, ademais disto, é sabido que a grande maioria das vezes o entendimento fazendário é sempre pró-fisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envio de dúvidas utilizarem o e-mail: leandro@linoadvocacia.com.br, que serão respondidas brevemente, ou se preferir nos contate via skype.