terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tributação da licença-prêmio

A licença-prêmio é um benefício concedido aos servidores públicos, decorrente de sua assiduidade ao trabalho, normalmente, referente a um prazo de licença de 90 (noventa) dias a cada 05 (cinco) anos.

Sendo que, muitas vezes tal licença prêmio não é gozada, mas paga em dinheiro, desta forma entende a Receita Federal que é o valor recebido a título de licença prêmio tributável, da mesma maneira que é tributável os rendimentos decorrentes de férias.

Este entendimento veio à tona mediante a OLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 146 , DE 02 DE JULHO DE 2013, que diz claramente os rendimentos percebidos decorrente da licença prêmio é considerado renda tributável para o IRPF.

No entanto, entendemos que o pagamento da licença prêmio não gozada em pecúnia, pois natureza indenizatória, portanto, não pode incidir o imposto sobre a renda. Diferentemente seria, se estivesse gozando a licença e recebendo seus vencimentos, quando então seria tributável.

Neste sentido já se pronunciou o STF:


EMENTA: CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. IMPOSTO DE RENDA. FÉRIAS E LICENÇA PRÊMIO PAGOS EM PECÚNIA. I. - Férias e licença-prêmio em pecúnia: não-incidência do imposto de renda, dado o seu caráter indenizatório. Matéria infraconstitucional: não-cabimento do RE. II. - Negativa de trânsito ao RE. Agravo não provido.
(RE 380022 AgR, Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO, Segunda

Turma, julgado em 10/08/2004, DJ 27-08-2004 PP-00077 EMENTA -  VOL-02161-03 PP-00494)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envio de dúvidas utilizarem o e-mail: leandro@linoadvocacia.com.br, que serão respondidas brevemente, ou se preferir nos contate via skype.