sexta-feira, 1 de março de 2013

Não incide contribuição previdenciária em férias gozadas

O STJ mudando sua jurisprudência até então dominante, entendeu em julgamento feito recentemente, que as férias gozadas e salário-família, ambos têm caráter indenizatório e, portanto, não pode incidir a contribuição previdenciária.

O INSS recorria ao STJ para considerar como legal o recolhimento de contribuição ao INSS, relativo aos valores pagos à titulo de férias gozadas e salário-maternidade.

Segundo o Ministro relator, tais verbas não têm natureza de salário, visto que, não englobam a aposentadoria no futuro, assim sendo, não pode incidir a contribuição ao INSS.

“Tanto no salário-maternidade quanto nas férias gozadas, independentemente do título que lhes é conferido legalmente, não há efetiva prestação de serviço pelo empregado, razão pela qual não é possível caracterizá-los como contraprestação de um serviço a ser remunerado, mas sim, como compensação ou indenização legalmente previstas com o fim de proteger e auxiliar o trabalhador”, afirmou o relator, ao propor que o STJ reavaliasse sua jurisprudência. 

http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=108725

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envio de dúvidas utilizarem o e-mail: leandro@linoadvocacia.com.br, que serão respondidas brevemente, ou se preferir nos contate via skype.