sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Empregado deve pagar IR e INSS em ação trabalhista

O TST afirmou que é devido pelo emprego o pagamento do Imposto sobre a renda e a contribuição previdenciária devida ao INSS decorrente de condenação trabalhista.

Apesar de ser responsabilidade da empresa reter os valores na fonte a título de imposto de renda e INSS, não é ela o sujeito passivo, ou seja, o contribuinte original destes tributos e, portanto, não poderia arcar com tais valores.

Diferentemente são os valores devidos a título de contribuição social (INSS) pelo empregador.

Não se pode confundir o dever do reclamado reter os valores devidos a título de tributos pelo reclamante e, efetuar o pagamento com tal retenção, com a obrigação de pagar tudo, sem descontar nada do empregado.

Empregado tem pagar IRPF e INSS na ação trabalhista

13 comentários:

  1. Olá boa noite eu entrei com uma ação contra a empresa que trabalhei referente a valores cobrado indevidamente o famoso balanço, ganhei a o processo, só que o advogado me falou que vou ter que recolher o inss sobre o valor total da indenização, no entanto eu gostaria de saber se esse valor pode ser cobrado ou e a empresa que tem que arcar com o meu inss

    ResponderExcluir
  2. Prezado, se for indenização propriamente dito, ou indenização por danos morais, não é tributado, nem INSS, nem IR.

    Agora se for diferenças salariais a condenação tem que pagar o INSS de sua parte e a empresa a parte dela. Existem juízes trabalhistas que mandam a empresa pagar tudo, mas não é o que o TST tem entendido.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, a Just do Trabalho envia uma carta ao condomínio infomando que o mesmo deve pagar o imposto que não foi pago na época em que se manteve um funcionário, o mesmo colocou o cond na justiça reclamando 1 ano de trab clandestino e 2 anos efetivado, gostaria de saber se é possível negociar a divida do INSS...

    ResponderExcluir
  4. Normalmente se consegue o parcelamento perante o Fisco, e como hoje a arrecadação está tudo concentrado na Receita Federal do Brasil, o ideal é procurar a Receita via contador ou advogado para tentar obter o parcelamento ordinário do débito reconhecido judicial.

    ResponderExcluir
  5. sou cuidadora de idosos, trabalhei 8 anos e não recolheram meu inss, estou querendo ajuizar uma ação trabalhista para recuperar estes 8 anos, eu também teria que pagar a minha parte do inss ou o juiz condena o empregador a pagar tudo sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      A questão previdenciária é a seguinte, por lei é responsabilidade do pagamento da contribuição a previdência, tanto do empregador como do empregado.

      Mas existem juízes do trabalho que entendem que como punição pelo não pagamento do INSS, o patrão tem que arcar com tudo, porém, isto não está na lei, é uma interpretação do juiz, que não costuma ser muito aceita pelos tribunais.

      Excluir
  6. Olá!
    O que significa Para fins recursais, fica rearbitrada a condenação em R$ 10.000,00 (dez mil reais)Custas pelas reclamadas no importe de R$ 200,00. o que isso quer dizer

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, tenho uma ação trabalhista a qual o juiz deu a sentença, estou pagando os valores devido ao empregado, porém tem os impostos que tenho que pagar também, gostaria de saber se tenho como solicitar um parcelamento desses impostos que tenho a pagar? como faço o pedido? tem alguma lei que me ampara?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os impostos devidos tais como INSS, pode ser parcelado direto na Receita Federal, no máximo em 60 parcelas hoje, antes do dia 25/08, teve o REFIS com possibilidade parcelamento em até 180 meses. Peça para seu contador ver na Receita Federal.

      Excluir
  8. Boa Tarde! Gostaria de uma orientação: Um Funcionário que durante 6 anos teve pagamento de salários mas não teve retenção do Inss, e ao fazer o pedido de aposentadoria a mesma foi indeferida em virtude de não recolhimento aos cofres públicos o INSS, o que deve fazer?

    ResponderExcluir
  9. Deve entrar com a ação contra o INSS para requerer a aposentadoria, pois é responsabilidade do INSS fiscalizar. Deve provar o vínculo de emprego e se o motivo for só este, provavelmente será procedente seu processo. Sem contar indenização contra a empresa.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Estou no aguardo do pagamenti de uma ação trabalhista de aproximadamente 500.000,00 (quinhentos mil reais), mas não tenho ideia de quais serão meus descontos junto ao IR e INSS. Gostaria por favor de saber se, e o que tenho a pagar, e qual seria a alíquota para cada imposto. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IR sobre este valor a alíquota de 27,5%, o INSS de 11%, mas precisa saber se as verbas são todas de salários, ou tem indenização e seriam isentas, além disto, tem que ser calculado mês a mês retroativo.

      Excluir

Envio de dúvidas utilizarem o e-mail: leandro@linoadvocacia.com.br, que serão respondidas brevemente, ou se preferir nos contate via skype.